O Manual de Boas Práticas (BPM) trata-se de um documento, segundo a Resolução nº 216/04 proposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que determina o regulamento técnico de operações de requisitos higiênico-sanitários, manutenção, higienização e demais procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação.
A Ficha Técnica de Preparo (FTP) é “um instrumento gerencial de apoio operacional, pelo qual se fazem o levantamento dos custos, a ordenação do preparo e o cálculo do valor nutricional da preparação”, sendo, portanto, útil para subsidiar o planejamento de cardápio. A implementação das FTP beneficia todas as categorias envolvidas no processo de produção: facilita o trabalho do profissional de nutrição, promove o aperfeiçoamento dos funcionários e, principalmente, na medida em que permite controlar o valor energético total e os nutrientes fornecidos, promove a melhoria da saúde da população atendida.
As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) visam produzir refeições nutricionalmente equilibradas, dentro do padrão higiênico-sanitário e que possam contribuir para manter ou recuperar a saúde de coletividades.
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) consistem em um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, visando o controle de qualidade e a produção de alimentos seguros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO!!!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.